Dicas de diagramação

Recomendamos elaborar um projeto gráfico inicialmente. Você definirá as características visuais do seu trabalho, fontes, tamanho e organização de imagens. São páginas que funcionarão como padrão/template durante o processo de diagramação.

Pesquise e descobrirá muita informação disponível na web.

Para a montagem do arquivo da capa personalizada:

Abaixo está o gabarito para montagem da capa. É importante verificar o tamanho da lombada de acordo com o número de folhas do trabalho, deixar a sangria de imagem/cor em volta de toda a capa. Para brochura considere 1 cm de sangria, e para capa dura 2 cm.


Calcule a lombada:
Quantas páginas(face de impressão)?



Tamanho da lombada (milímetros)


.

Capas personalizadas permitem estampar imagens começam na frente e seguem para o verso, explorem esta possibilidade para criar algo diferenciado.

Dicas para a diagramação do volume:

- é importante fazer testes de impressão com antecedência, assim terá tempo para editar as imagens caso seja necessário.

- a capa deve ser feita em arquivo separado.

- a impressão começa sempre em uma página frente, nunca pelo verso, verifique se a sequencia de frente e verso está correta. Cuidado ao deletar/inserir páginas, isso pode estragar todo o trabalho!

- nossa impressão digital laser pode ser frente e verso em qualquer papel que temos em estoque.

- fazemos livros em diversos formatos, os mais utilizados até formato A4 são: 20x20cm, 20x28cm, 17,6x25cm(B5), 14,85x21cm (A5), 14x19,5cm (A5 reduzido). Dentro do formato A3: 25x25cm, 30x30cm, 30x40cm

- toda impressora tem uma margem para impressão (bordas brancas), a área máxima de impressão em folha A4 é 20x28,5 cm. Podemos cortar essas bordas.

- podem trabalhar com as imagens em RGB (sRGB) ou CMYK (US WEB COATED SWOP V2), nossas máquinas interpretam muito bem estes perfis de cor. Os melhores resultados que aqui temos são arquivos configurados em RGB.

- não deixem informações importantes muito próximas das bordas, como textos e numeração de página, a distância mínima de segurança/afastamento é de 5mm.

- a área de sangria ideal é de 5mm, em de extrema necessidade, por exemplo uma imagem que perderia informações importantes, pode reduzir para 2 mm.

- no lado da costura/colagem do volume deixem 2,5 cm de margem para início de textos, imagens normalmente não tem problema iniciar junto a costura.

.

.

- imagens que transitam de uma página para outra devem ser feitas sem nenhuma margem/espaçamento, apenas com sangria gerada automaticamente pelo indesign ou publisher. Utilizamos uma técnica no brochura que permite ver a transição de imagens/desenhos sem prejudicar a leitura, veja exemplos abaixo:

.

.

.

.

- espessura mínima de linhas/textos deve ser de 0,15mm, principalmente se estiverem sobre fundo escuro, recomendamos fazer testes de impressão para analisar a legibilidade das fontes e desenhos.

- ajude o leitor colocando escala gráfica nos desenhos, seu professor vai gostar disso.

- trabalhe com colunas de textos que tenham por volta de 64 caracteres, colunas grandes ficam cansativas para ler.

- arquivo final em pdf com páginas sequenciais (no indesign tire a opção spread/páginas espelhadas, clique em pages/páginas”" durante a exportação)

.

.

- é importante inserir marca de corte (cropmarks), no publisher e no indesign isso aparece na caixa de exportação.

- no indesign durante a exportação do pdf é necessário configurar a sangria, em “marcas e sangria” clique no botão “usar configuração do arquivo” ou digite 5mm em todas as bordas.

.

.

- evite folhas dobradas no interior do volume, elas tendem a deformar o fechamento do livro.